sábado, 22 de agosto de 2009

Inteligente ou Morcão?

Ou é inteligente ou é morcão.
Ora, não é inteligente. Logo, é morcão.

Quando um cidadão é tido como presidenciável (ainda que só por quem o indigita) e, em face disso muda de atitude comportamental para com os que o rodeiam.

Quando um cidadão só porque para tal foi (mal) avaliado por outro cidadão, entende que a população no seu todo (ou mesmo em parte) o julga preferencialmente elegível.

Quando um cidadão pese embora a sua longa caminhada ao serviço da política que outros traçam, se julga suficientemente experimentado e sabedor para dispensar a colaboração que, de boa fé se lhe oferece.

Quando um cidadão avisado de forma assaz discreta e amiga para os perigos duma exposição pública intempestiva e desamparada, se refugia em adágios e exortações do género “os cães ladram, mas a caravana passa”, ou “Fiquem na Paz”.

Quando um cidadão revela inultrapassáveis dificuldades para passar ao papel “projectos” e “ideias” alegadamente úteis e de elevado alcance social.

Quando um cidadão conseguindo finalmente “passá-las” - projectos e ideias - ao papel, claro, se encontra à beira de dificuldades intransponíveis no plano da concretização.

Quando um cidadão se convence de que “todos vão ter de lhe ir comer à mão”, caso venha a ser sua a lista mais votada.

Quando um cidadão, com toda a legitimidade, assinale-se, mas em clara violação dos mais rudimentares princípios do bom senso, preenche todos (e mais alguns) requisitos enumerados nesta breve nota, então, justifica-se plenamente a pergunta:

Inteligente ou morcão?

Olhe em volta, prezado leitor.
Atenção que, enxergá-los, pode nem ser fácil.
Alguns, só mesmo à lupa. Mas lá que eles se acoitam por aí em listas sortidas não tenha dúvidas.
Exactamente nessa que está a pensar.
Veja melhor, e depois diga-nos.

3 comentários:

Anónimo disse...

1º paragrafo eté um morcão ia lá,
2ºparagrafo, a partir do momento que alguem é indigitado para uma determinada função, a responsabilidade inerente impõem que se mude de atitude (de forma coerente e moderada claro), exemplo alguem que ainda não é candidato não pode interiorizar esse papel e consequentemente não o pode adoptar como sendo seu.
3º paragrafo perdoe a minha ignorância mas não compreendi.
4º paragrafo é certo que a experiência politica é sempre uma mais valia, contudo o ser humano por muito que saiba nunca sabe o suficiente, e... toda a ajuda é pouca.. e se fôr de boa fé tanto melhor.
5º quanto a afirmações quanto aos cães, penso que poderia haver mais imaginação para dizer aquilo, que a meu ver e dissecando convenientemente esse frase tem toda a razão, quanto ao fiquem na paz, é muito simples, os opositores desta tão falada lista podem estar em paz porque por muito que se esforcem esta lista é uma lista vencedora, quanto aos balienses podem estar na paz porque tudo faremos para estar á altura das expectativas dos balienses.
6º Penso que esta ansiedade envolta nas acções e ideias desta lista, é a meu ver descabida, dado que ainda não foram formalmente apresentadas, não vamos atinjir o climax antes da hora se não corremos o risco de sofrermos de (acção precoce), mas já existem comprimidos para isso.
7º Amigo deixe a concretização para quando esta lista estiver no executivo.
8º Tamos a falar numa assembleia de junta, não numa precedência da república.

Fiquem na paz

JOSÉ MODESTO disse...

As boas intenções têm sido a ruína do mundo.
As únicas pessoas que realizaram qualquer coisa foram as que não tiveram intenção alguma.
De: Oscar Wilde

Ainda em férias, e porque todos nós nos preocupamos… as eleições estão aí,
decidi efectuar uma pausa e através de um computador que não o meu lançar
este desafio aos nossos candidatos através da nossa blogosfera:

Ensino:
Será que os nossos candidatos no seu programa de campanha eleitoral vão incluir a oferta gratuita
de livros no 1º ciclo do ensino básico?
Aceitam-se os comentários.

Saudações Marítimas (ainda em férias)
José Modesto

Anónimo disse...

Desde sempre tenho andado muito atenta ao que se escreve nos blogs de "politica" que falem de Matosinhos, e sinceramente ás vezes não entendo diversas situações.
Primeiro porque é que se escondem por tras de um blog sem dar nomes, caras. Escrevem coisas ridiculas, insultam pessoas. O que me parece é que voces estão diariamente com essas pessoas e nao tem coragem de criticar na cara e entao escondem se atras de um blog. Será que tenho razão?

Até acredito que os blogs são importantes mas para mostrarem aos que vão liderar matosinhos o que falta no concelho e problemas constantes que a freguesias tem.

Se todos estamos por Matosinhos então vamos trabalhar para que Matosinhos tenha um melhor futuro.

Sofia Santos