sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Matosinhos merece melhor? Sem dúvida, mas muito melhor!

O comunicado do PSD é amorfo, e faz lembrar aqueles relatos das reuniões de membros do antigo regime, que terminavam invariavelmente com o clássico “A bem da Nação”.
Coxeia por todos os lados. Pelo andar da carruagem vê-se que tem as rodas quadradas.
Começa por referir “Guilherme Aguiar, Candidato à Câmara Municipal de Matosinhos” e, “José Leirós, seu homólogo para a Junta de Freguesia” de Leça do Balio – o que, descontada aquela do “homólogo” até está certo.

Mais à frente, e sem que entretanto tenha sido referido qualquer acto eleitoral, ou nomeação que justificasse tal ascensão, o primeiro já é citado como o “futuro Presidente da Câmara” e o outro já é o “próximo Presidente da Junta”. (Os sublinhados são nossos).
Repare-se na subtileza; ou, antes, na falta dela.

Enquanto um é o “futuro presidente”, o outro é o “próximo presidente”.
Futuro e próximo são, neste caso, sinónimos? Não necessariamente.
O futuro, na circunstância pode ser num dos longínquos mandatos.
O próximo seria o que aí vem.

Terá sido este o raciocínio? Não devemos perder de vista que a reunião que originou o comunicado em apreço – e são os próprios a declará-lo – foi “agendada e prometida no evento da Festa da Cerveja”, fosse qual fosse a influência que a cerveja tivesse, se não na agenda, pelo menos na promessa.
Pormenor irrelevante? Pois sê-lo-á, mas então porque é referido no comunicado?

E, se Matosinhos merece melhor, Leça do Balio merece muito melhor.
A diferença está em que, para a Câmara, há comprovadamente melhor candidato.
Para a freguesia é que, se existe, ninguém o conhece.
Terão faltado àquela festa os elementos afectos a outras candidaturas, capazes de promover e agendar uma reunião de igual dimensão e intencionalidade?
Responda quem souber!

4 comentários:

Fernando Leça disse...

Pois por certo que há que admitir um erro ortográfico e de composição, pois quando se lê homólogo quer-se dizer homónimo. Desde já agradeço o reparo.
Quanto à questão do futuro e do próximo, depende da forma como queira entender. Pois o futuro pode ser igualmente próximo.
A promessa da dita reunião foi realmente efectuada na Festa da Cerveja e apenas foi mencionada para que quem a ouviu possa constatar que foi cumprida. Quanto à restante interpretação que deixa transparecer no seu comentário, é sinal de que realmente não conhece as pessoas em questão. E não conhece, não por serem personagens desconhecidas, mas se calhar porque anda um pouco distraído.
Leça do Balio merece muito melhor, sem dúvida. E essa evolução pode ser efectuada com José Leirós, pois ao contrário do que quase todo o concelho está habituado, é homem que cumpre o que diz. Não se deixa levar por ideias demagogas, nem faz promessas que sabe que não as vai concretizar. Muito menos anda à procura do dito "tacho".
Se estiver interessado, pode acompanhar o grupo de trabalho do PSD de Leça do Balio e de imediato se apercebe da verdade dos factos.
Já agora, e se me permite, antes de dar nome ao seu blog devia de ser mais criativo e, se não estivesse tão desatento, saberia que já existia um outro blog com esse nome.
Cordiais cumprimentos

Fernando Leça

Mar de Matosinhos disse...

Senhor Fernando Leça:
É a administração deste Blog que lhe responde.
1º. "Homólogo" não é um erro ortográfico. Aplica-se ou não.Ou vem ao caso, ou não vem. Não vinha, pelos vistos...
2º. É verdade que o "futuro" pode ser o "próximo"; mas não depende da "forma" como se queira entendê-lo. Há "próximo" e há "futuro", como de resto, aquilo a que chama de "comentário" o assinala.
3º. Nada a objectar quanto ao local onde foi agendada a reunião.
4º. Também é verdade que não conhecemos as pessoas em questão. Mas não é por,ao contrário do que insinua,andarmos distraídos; elas, as "pessoas" é que não andam atentas à forma como deviam agir para ser notadas.
5º. Ninguém disse que a evolução não possa ocorrer com José Leirós - em abstracto, tão candidato e tão capaz como todos os outros.
6º. Ninguém, a não ser o senhor, falou em "tacho". Quando fala em "dito" tacho, justifica-se a pergunta: "dito" por quem?
Ou estamos em presença de mais um "erro ortográfico" ou de "composição"?
6. Por último, o nome do Blog: tem razão, existe outro blog, apreciado e de inegável interesse, com o mesmo nome. Todavia, com diferente servidor, como de resto já aqui foi explicado. Será que o senhor é o único Fernando Leça do mundo?
Acontece que, quando pretendemos registá-lo o "sistema" aceitou-o.
Assim. Sem mais. Tal e qual.

Fernando Leça disse...

Antes de mais, recuso-me a trocar mais impressões com algo que é abstracto, que não tem rosto nem nome.
Assim, se "a administração do blog" quiser ter nome e rosto terei todo o gosto em falar consigo e a debater todos o itens e muitos mais.
Fernando Leça

Anónimo disse...

Por que nao:)