sábado, 1 de agosto de 2009

Ensaio sobre a cegueira


SECÇÃO: Opinião

Heitor Ramos


Infecção hospitalar, erro médico, troca de medicamentos ou problemas com o lote de Bevacizumab injectado? O momento não podia ter sido pior.
Para os doentes, a escolha dum Hospital de referência na capital onde se esperam padrões de qualidade elevada: o Hospital de Santa Maria em Lisboa não é propriamente um obscuro Centro de Saúde de uma qualquer localidade desconhecida. Para Sócrates, que preparava o discurso sobre a Saúde no Fórum Novas Fronteiras do PS para dizer o habitual: que a Saúde em Portugal vai bem e recomenda-se, que vai tudo uma maravilha, blá, blá, blá….
“Nós Europeus”, civilizados, modernos e dotados das mais avançadas tecnologias, é que talvez façamos melhor - caso necessitemos de uma intervenção oftalmológica - recorrer à “terceiro - mundista” ilha de Cuba, como, de resto, muitos dos nossos conterrâneos têm feito. Alguns até com o apoio da autarquia.
Não, caro leitor, a nossa autarquia, a Câmara de Matosinhos não!
Que eu saiba, só as de Aljezur, Santarém, Castro Marim, Alandroal e Vila Real de Santo António. Cito de memória, nem sempre tão fiel como desejaria.
Talvez, na próxima legislatura, se Narciso tiver na equipa quem puxe pela coisa, a coisa se componha e, possamos ver Matosinhos inscrito no lote dos felizardos! (1)
Claro que em Cuba vivem comunistas, ou “fascistas de esquerda” - como lhes chama o João da Ilha, numa das suas mais recentes traquinices oratórias - pelo que temos de aproveitar os serviços de Saúde que aqueles infelizes souberam criar, antes que outros Joões se associem ao nosso (salvo seja) e decidam que aquela ilha das Caraíbas volte a servir só para criar palmeiras, praias sem salmonelas e gajas boas!…
Dito desta forma, até parece que são fáceis as coisas. A ironia é de facto uma arma poderosa. A sátira potencia-lhe os efeitos. Sente-se porém, que há quem, obtuso demais para percebê-las, ou cego pela perspectiva de vir a ser rei dum reino de aquém e além linha, não entenda que a sátira serve também para se dizer verdades, a rir, aos que nos mentem a sério. Quer-me parecer que há muito de plagiato naquela atitude – não é uma coisa original como o pecado. Quero dizer que, também os homens do antigo regime não as toleravam! (2)
O leitor pode perguntar: qual é o intuito social, disciplinar, moderno, actual destas crónicas e doutras sátiras? Que provam e concluem? Que há nelas de proveitoso como elemento que reorganize a vida, a sociedade ou a espécie? Respondo: nada, pela palavra, nada. Não pretendem reorganizar coisa nenhuma.
E o autor destas estéreis prosas assevera, em nome do patriarca Voltaire que, “deixamos este mundo tolo e mau, tal qual era quando cá entramos”.
* Ler nas entrelinhas
Dicas para Comentários:
1)
a) Conheçe o programa de Narciso?
b) Acha que ele está para aí virado?
2)
"... rei dum reino de aquém e além linha..."
O autor não esclareçe se a linha é real ou imaginária.
a) Conheçe alguma linha deste "tipo", sem ser a linha do Equador?
b) Se conheçe, esclareça o povo. Ilucide-nos.
c) Conheçe alguem que aspire a ser Rei dum reino destes?

4 comentários:

Um cidadão de Matosinhos disse...

Resposta ao questionário:

1.
a)Não conheço o programa de Narciso. Julguei que o programa dele assentava apenas na denúncia do despesismo camarário.


b)Ignoro se está para aí virado. Depende da equipa. Não a conheço e, mesmo que a conhecesse não teria dados para aquilatar do seu interesse numa política de solidariedade social como a que a questão configura.

2.
a)Há algumas linhas que se aproximam desta insinuação: a linha do Metro e a linha de caminho de ferro; se fosse a Sul, poderia ser muito bem a famosa linha de Cascais. Assim a Norte, não estou a ver qual.

b)Meu Deus, tantos. Não puxem por mim, que eu arreio a giga.
Então não viram os que estiveram no mega jantar de Narciso?

Anónimo disse...

Já existe um Mar de Matosinhos desde as eleiçoes de 2005 - Outubro e esta em funcionamento,

http://mardematosinhos.blogs.sapo.pt/

Mar de Matosinhos disse...

Boa Tarde.
Obviamente, e, como facilmente poderá compreender,não tinha conhecimento de qualquer blog com esta designação. Aliás, são servidores completamente diferentes, como poderá verificar pelo link.Como V.Exa. certamente sabe, só seria possivél o registo se a designação estivesse disponivél
De qualquer das formas, congratulo-me com a existência de tal.
De referir, que este blog é apartidário, sem conotações politicas, livre de "amarras", e que pretende somente e só, dar voz aos que não têm, e expressão aos que desejarem.
Sejam bem vindos a "este" Mar de Matosinhos, com a certeza porém, que visitarei também "esse" Mar de Matosinhos.
Cumprimentos

JOSÉ MODESTO disse...

É Importante o Candidato, mas considero mais Importante a Equipa.
Trabalho-Trabalho-Trabalho é o que a autarquia precisa.
A Equipa liderada pelo seu Presidente tem que ser unida e coesa.
Precisamos de uma cidade onde os Matosinhenses sintam que não há melhor sitio para se viver.

Saudações Marítimas
José Modesto