terça-feira, 13 de outubro de 2009

A arrogância está de volta!

A gravação foi-nos remetida por mão amiga e ouvido atento. Deu-se o caso que ontem, primeiro dia pós eleitoral, o actual e futuro presidente, em programa radiofónico de promoção pessoal pago pela autarquia, insurgiu-se contra uma ouvinte que, em espaço aberto lhe declarou, que não o felicitava por ter ganho, já que gostaria que fosse outro e não ele, o presidente.
Não gostou o visado.
Que a senhora tinha obrigação de felicitá-lo pela vitória. De lhe dar os parabéns. De lhe agradecer o esforço. De lhe reconhecer mérito. De esperar muito da sua sábia acção. De lhe prestar honrarias. De o admirar. De lhe desejar longa vida. De lhe desejar sucessos na governação. De o saudar.
Que sorte ter a sorte de o ter por presidente! Não disse, mas podia ter dito ainda que devia agradecer aos céus tamanha dádiva, a de poder contar com os seus talentos nos próximos quatro anos, se correr bem.
- Porquê?
- Ora, conclui o homem, depois de alguns considerandos rasteiros e vaidosos – porque parabenizá-lo é da praxe! Da praxe, disse ele!
E se a senhora fosse, como alguns caloiros na Universidade, anti praxe? Pois, mas tinha o dever na mesma: é o presidente que manda!
Quanto à questão que levou a ouvinte a interpelá-lo (ninguém se lembraria obviamente de lhe telefonar para o felicitar…) e que tinha a ver com certas obras prometidas, (mas nunca concretizadas) lá no bairro (era o de Monte Espinho, na circunstância) a conclusão é óbvia: isso (agora) não interessa nada!...
Arrogância, vaidade e exibicionismo: eis o tom da conversa que nunca mais acabava.
- Para dizer muito?
- Para dizer absolutamente nada!
A fazer lembrar aqueles oradores que antes de se levantarem, não sabem o que vão dizer; quando falam, não sabem o que dizem e, quando se sentam não sabem o que disseram.
Aí está a primeira nota dum mandato, que ainda nem sequer já começou!

3 comentários:

Advogado leceiro disse...

Completamente de acordo. O estilo arrogante e grosseiro do Guilherme vai ser cada vez maior.
Uma vergonha para nós todos um presidente como este.
Bem observado pelo autor do post.

Anónimo disse...

é incrível a parcialidade deste blog... até já adere ao "diz que disse" só que neste caso não disse, nem queria dizer..

enfim...

(sim, este é mais um para os admnistradores do blog não aceitarem... recomendo-vos a procura no Google pelas palavras: "liberdade de expressão")

Ouvinte da RCM disse...

Não posso concordar com o "anónimo".
Eu também ouvi o programa. Chama-se "Voz do Município" e é transmitido às segundas na RCM.
Não é o "diz que disse". O presidente disse isso não tenho dúvidas nenhumas.