quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Produtividade….

Veio hoje a lume na comunicação social que os portugueses são pouco produtivos em comparação com o resto da Europa, a diferença? Cerca de 30%.
Ora, havendo também um estudo que aponta para o facto de os Portugueses serem dos que mais tempo passam nos seus locais de trabalho, poderá, à partida parece incongruente, mas não é, atendamos a um trabalhador que pratica o horário de 8 horas.
- Atrasa-se 20 minutos à chegada porque teve que levar o filho á escola e ainda teve dificuldade para arranjar estacionamento (gratuito), ou então porque o serviço de transportes públicos é deficiente e o motorista do autocarro ou do metro se atrasou; O sacana…
- Chegado ao seu local de trabalho, cumprimenta os seus colegas, um a um, com apertos de mão (aos cavalheiros) e com beijinhos às senhoras, mandando às malvas as recomendações higieno-sanitárias do Ministério da Saúde. Que se lixe a gripe A…
- Eis que chegado á sua secretária, liga o computador e, impelido por rebate de memória, lembra-se que com o frenesim de ter acordado tarde ainda não tomou o pequeno-almoço. Vai daí, e até porque o computador é um Celeron – demora arrancar – desce para tomar o pequeno-almoço. Primeiro está a saúde, o trabalho que espere…
- Chegado ao café, deleita-se com uma meia de leite e um pão com manteiga (integral, para não engordar), transveste-se de comentador desportivo e toca a comentar os últimos acontecimentos desportivos do clube da sua terra. O computador ainda não arrancou…
- Sobe para o seu local de trabalho. O computador, que o seu chefe teima em não substituir, já arrancou, mas ainda não pode trabalhar, está a correr o anti-vírus. Bem, mais 10 minutos não fazem mal. Aproveita para mandar uns piropos à boazona da colega do lado.
- Corrido o anti-vírus, abre o Outlook e verifica que tem 25 novas mensagens. Que maçada, pode ser importante. São só mais 10 minutos…
- Após uma verificação rápida, vê se são todos do Tó Mané, seu padrinho de casamento, grande bardino, que só envia “material” de primeira. Que se lixe, agora quero ver…
- Após 40 minutos de abre e fecha – os mails, claro está – resolve reencaminha-los para mais uns amigos, afinal aquilo é material de primeira e não é digno de ir directamente para a reciclagem. É uma obrigação moral, material de primeira merece tratamento igual….
- Após este “trabalho” tão frutuoso, olha para o relógio e verifica que já é meio-dia. Quase que se esquecia que tem que passar pela farmácia para comprar benuron para o miúdo. Fecha ao meio-dia e meio, é melhor desligar o computador e despachar-se. De tarde faço o trabalho…
- Contudo, como a seguir vai almoçar é melhor despedir-se já dos colegas. Mais beijos e cumprimentos de mão.
- Hora e meia para o almoço.
Imaginem uma situação semelhante ou parecida da parte da tarde!!!
É somente culpa do funcionário? Claro que não.
Começa desde logo pela incapacidade – não estou a generalizar, nem quero – dos directores, responsáveis, gerentes, administradores, chefes e afins.
Em Portugal trabalha-se – ainda – muito em cima do joelho.
Não há planificações, metodologias e organização no trabalho e, quando há, perdem-se tempos infinitos com mapas, mapinhas, desenhos e desenhinhos.
É o que temos.

1 comentário:

JOSÉ MODESTO disse...

Apenas um pormenor:
Existem poucos Empresários.
Existem bastantes Patrões.

Formação, quase nenhuma, não precisa, gasta-se muito.

Saudações Marítimas
José Modesto