domingo, 15 de novembro de 2009

O que diz Sócrates

Ouvimo-lo na SIC:
Nem ele (Sócrates) nem o governo tiveram conhecimento “oficial” do assunto TVI / Prisa. E diz mais: que a notícia do Sol é uma “inverdade”.
Repare-se na finura da coisa: “oficial” o conhecimento; “inverdade” a notícia!
- Surpreendente o tipo de linguagem utilizada?
- Nada disso!
Já Américo Tomás, o venerando presidente, dos tempos da outra senhora (da senhora fascista, evidentemente) sustentava que, quando um chefe queria falar ao seu povo – e não queria, naturalmente, dar-lhe contas do que se passava - devia usar uma linguagem erudita, em que as massas populares não metessem dente, porque – dizia - tal postura, além de conferir ao orador um ar culto e inteligente, limitava bastante as possibilidades de contestação. E a verdade é que, dantes, limitava!
Agora não! Mas, Sócrates não é o único político a usar este tipo de linguagem.
- Se podíamos trazer aqui ditos do género, proferidos por outros “artistas”? - Podíamos, mas era a mesma coisa! Não estamos é permanentemente à escuta: funcionamos com o mesmo horario das tascas galegas:
Abrimos cuando venimos,
cerramos cuando nos vamos.
Y…si viene y no estamos
Es que no coincidimos.


1 comentário:

Vítor Maganinho disse...

"Luto contra a corrupção em Portugal".

Olá amigos, gostava de lhes apresentar uma causa que criei no facebook.

A causa consiste em demonstrar inequivocamente que não aguentamos mais a corrupção que gostaria de abanar Portugal, principalmente os seus políticos e orgãos de informação. Uma causa a pretender demonstrar que há muita gente cansada deste Estado corrupto e corrompido.

Em paz, podemos mexer com Portugal. Eu coloquei um pano negro em cada uma das minhas janelas e na varanda, façam o mesmo. Um brasileiro que ganhava 250.000€ por mês dos nossos impostos, fez-nos pintar o país de verde e vermelho por causa de um campeonato de futebol. Porque não o pintar de negro pelo presente e futuro, nosso e dos nossos filhos?

Esta causa não é objectivamente contra ninguém, nem nenhum partido. Quer demonstrar inequivocamente é que estamos contra a corrupção em Portugal. Contra uma Justiça feita à medida dos corruptos e corruptores que sempre acabam por ver os processos perderem-se em meras questões processuais (que não de facto) nos corredores dos tribunais. É preciso que aqueles que nos roubam a esperança no futuro, sejam realmente punidos.

As causas no Facebook e as petições OnLine, são importantes mas têm um alcance muito reduzido. Ao colocar na sua janela um pano preto, estará a promover a causa, junto de todos que passam em sua casa e nunca mexeram num computador, além de fazer com que os corruptos se lembrem quando passarem por esses panos negros que HÁ GENTE ACORDADA E QUE PODEM ENGANAR ALGUNS, MAS NÃO ENGANAM A TODOS. Podemos criar um movimento ensurdecedor de tão silencioso. Uma imagem vale muito mais que as muitas palavras que se vão escrevendo contra a situação actual.

Mostrar um país de luto, talvez faça acordar os que ainda dormem.

Por favor, divulgue esta causa convidando os seus amigos e coopere. Portugal não pode continuar a viver permanentemente neste estado de desconfiança.

Se tiver um Blogue, Site, Fórum ou mesmo páginas pessoais em redes
sociais, por favor divulgue esta causa.

Pode ainda enviar este texto como email aos seus amigos.

Obrigado

Endereço da causa: http://apps.facebook.com/causes/387893/77021429?m=cc366e79