domingo, 27 de setembro de 2009

Oliveira..De seu nome

Não, não se trata de mais um pos´t acerca do Sr.Oliveira do Leixões.
Este Oliveira, é o condutor da carrinha onde Narciso anda empoleirado. Narciso ,salvo seja. A foto dele.
Este homem humilde, de trato fácil e destreza na arte da sueca, vai a todas. Não hà bairro onde não entre e ruela que não visite, sempre ao som da -já famosa- música do candidato independente.
Homem sem espectativa do quer que seja, levanta-se inumeras vezes de madrugada, para dar "música" logo pela fresca da manhã. Outros haverá que preferem a fresca da noite.
Refiro aqui "este" Oliveira, porque é o que conheço. Haverá por aí muitos "oliveiras" certamente.
Permitam-me confidenciar-lhes uma coisa.
Há pessoas na vida, que independentemente de todo o resto, nos cativam. Seja pela sua simplicidade, honestidade, franqueza, simpatia ou dedicação, seja por um gesto ou frase. Neste caso, foi uma frase.
Oliveira, a primeira vez que se cruzou comigo, dirigiu-se a mim e cumprimentou-me. Retribui de forma expontânea, atirando-lhe uma conhecida e vulgar expressão:  "Como está o meu "amigo"?
Oliveira, olhou para mim, e rapidamente ripostou: "Amigo? ai, essa palavra", desatando a sorrir.
Acreditem caros leitores, que não sendo uma pessoa de deixar ninguém sem resposta, fiquei estupefacto. Apanhou-me naquilo que eu combato. A vulgarização da palavra Amigo.
Se tal facto, deixou-me momentaneamente sem resposta, naquele instante, Oliveira o condutor, ganhou a minha admiração e respeito. Amigos nos meios politicos, é uma raridade. Há, mas são casos raros.
Gostaria de deixar aqui uma palavra de apreço a todos os "Oliveiras", que sacrificam a sua vida e o seu bem estar por uma causa. Por aquilo que acreditam. Por aquilo que desejam.
Nesta altura de eleições, é pratica recorrente só se falar nos candidatos e naqueles que aparecem nas fotos e eventos.
Assim, gostaria de deixar aqui um forte abraço a todos aqueles que no anonimato, fazem com que as coisas funcionem. Esses, que no momento da vitória ou da derrota, são muitas vezes esquecidos e menosprezados.
A todos os anónimos que trabalham na "sombra", seja de que facção politica fôr, um grande abraço de solidariedade, com a certeza que há, pelos menos um cidadão, que reconhece o vosso esforço em prol de alguém ou de algo.

Sem comentários: